FIQUE POR DENTRO

Conheça a história de São José, a cidade com o segundo melhor índice de desenvolvimento da Grande Florianópolis

seg04am / setê15 / AM92021impacto-admin

Belezas naturais, centros históricos, lazer e excelente desenvolvimento ao mesmo tempo; são alguns fatores que colocam São José em destaque. As memórias de há mais de 269 anos fazem do município uma bela história  que hoje forma uma das melhores regiões para se viver na Grande Florianópolis!

São José na sua origem é formada pelos povos açorianos, alemães, índios e negros e hoje possui população estimada de 239.718 habitantes. Segundo a Onu (2010), o município tem seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alto no ranking do estado, sendo a quarta melhor cidade e em 21° lugar na classificação nacional.

Além disso, são José é a segunda cidade da Grande Florianópolis com o melhor IDMS - Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável, com 0,713 com destaque aos indicadores Sociocultural e Ambiental.

A cidade de São José é a única que faz divisa com Florianópolis, a leste. Ao norte, se limita com os municípios de Biguaçu e Antônio Carlos, e, ao sul com os municípios de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz. Á oeste se limita com o município de São Pedra de Alcântara.

 

Centro histórico e cultural de São José

O município de São José preserva como patrimônio histórico os Casarões do Século XVIII, que ostentam a passagem do Imperador Dom Pedro II e da esposa Dona Thereza Cristina, em 1845. Sendo a quarta cidade mais antiga de Santa Catarina, colonizada por casais de açorianos, oriundos das ilhas de São Miguel e São Jorge, nos Açores.

O Casarão Solar dos Ferreira de Mello, atual sede do Museu Histórico de São José, foi em 1893, durante a Revolução Federalista a sede da Guarda Nacional e do Governo Provisório do Estado. No Museu também está localizado o Teatro mais antigo do Estado e o quarto do país, o  mesmo recebe o nome em homenagem ao josefense violinista e maestro José Adolpho Ferreira de Mello.

O município de São José mantém diversos traços da sua cultura tradicional como as cantorias do Divino Espírito Santo, Boi de Mamão e  Feira da Freguesia. É reconhecido pela sua tradição Oleira, tendo a única escola profissional específica em olaria da América Latina, a Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros.

 

Desenvolvimento e crescimento do município

Em 2018, São José inaugurou o maior Centro de Eventos da Região da Grande Florianópolis com capacidade de 17,5 mil pessoas, com destaque para a arquitetura contemporânea e sustentável. E em breve, também garantirá um dos dois hotéis da bandeira Marriott no Estado, com foco nos viajantes de negócios da região.

Outro investimento será em um trapiche no Centro Histórico, local que ao longo da história serviu de porto de embarque de pessoas e mercadorias, fez a ligação entre São José da Terra Firme e Florianópolis. Construído e reconstruído diversas vezes até sua queda na década de 1950.

E ai, gostou de saber mais sobre o Município de São José? Como não amar essa terra cheia de beleza e com diversas facilidades que permitem vivermos com mais qualidade vida, né?!

Clique aqui e veja a opções que lhe esperam para morar bem em São José!

Recomendações de venda
Recomendações de aluguel