FIQUE POR DENTRO

Previsões e tendências do Mercado Imobiliário 2023

sex02am / janê52 / AM12023Unus Nucleo Imobiliário

Previsões do mercado imobiliário para 2023

Janeiro de 2023

O que esperar para este ano que se inicia?

As previsões do mercado imobiliário para 2023: Considerando que o ano de 2022 se iniciou com cauteloso crescimento no país, fomos até surpreendidos positivamente com os resultados do setor de imóveis.

1. Retrospectiva

Tivemos um aumento de 42% nos lançamentos no último trimestre do ano. Esse número permanece positivo para expansões, especialmente pela performance do segmento de médio e alto padrão.


Figura 1 - Fonte: Allura

Conforme dados da Associação Brasileira de Incorporadoras e imobiliárias (ABRAIC) em parceria com a Deloitte, mostrou que os resultados do mercado imobiliário no segundo trimestre de 2022 apesar da leve retração em demandas, foram extremamente positivos. No primeiro trimestre anual, o número de imóveis comercializados no país aumentou em 18% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em uma pesquisa realizada em conjunto pela Brain Interligência Estratégica, 82% das construtoras e incorporadoras elegeram o custo dos materiais de construção como o maior vilão do mercado imobiliário em 2022. Entretanto, 62% dos participantes acreditam que em 2023 o mercado estará melhor que agora. Sendo assim, um marco extremamente positivo que entrou em evidência, é o aumento de 3,5 pontos em setembro do Índice de Confiança da Construção, chegando assim ao maior nível desde o ano de 2012.

Agora, as previsões do mercado imobiliário para 2023

2. O que esperar para 2023?

A tendência para 2023 é que as negociações de compra e venda continuem crescendo de forma exponencial. Isso porque, o mercado imobiliário sempre foi um setor muito sólido no Brasil, com uma classe de ativos consolidados que sempre são vistos como uma reserva valorizada, principalmente quando falamos de imóveis residenciais.

Na virada de 2021 para 2022, a venda de imóveis registrou um aumento de 46,1% segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Portanto, os especialistas afirmam que a expectativa é que esse movimento continue crescendo no próximo ano.


Figura 2 - Fonte: Invexo

3. Pib da construção continuará crescendo

A previsão da CBIC é que seja o terceiro ano consecutivo de crescimento superior a economia nacional, com uma alta de 2,5% no Pib da Construção. Terá também maiores esforços para as construções sustentáveis, já que houve a COP27, contribuindo para maiores incentivos dessas práticas. Dessa maneira, a aprovação da lei para diminuir o IPTU em imóveis sustentáveis não deixa de ser uma alavanca ótima para o crescimento no setor.


Figura 3 - Fonte: Regional Construções

4. Sobre comportamento do consumidor

Nos últimos anos, a tecnologia se intensificou em todos os processos de venda no mercado imobiliário. Cada vez mais veremos implementações digitais fazendo parte da rotina do mercado atual. De acordo com uma pesquisa feita pela Brain Inteligência Estratégica, mais de 50% dos compradores de imóveis passam por processos digitais antes de efetivar a compra.

Portanto, o novo consumidor, cada vez mais impulsionado pela aceleração digital, quer ter em mãos todas as informações sobre os empreendimentos antes de fazer visitas ou fechar negócio. Portanto, é essencial que o atendimento seja da forma mais ágil e personalizada possível.

A maior prova disso, que tem funcionado bem dentro do mercado é o que temos visto nesses últimos anos: são os lançamentos digitais de empreendimentos na planta.


Figura 4 - Fonte Zilli Construtora

Quer garantir os melhores investimentos para seu 2023?

Então, entre em contato com o nosso time: vamos te atualizar sobre o melhores imóveis que entraram na nossa pauta com grandes expectativas de valorização.

FONTES:

https://blog.appfacilita.com/

https://www.imobzi.com/

https://invexo.com.br/

Recomendações de venda
Recomendações de aluguel